Prata. O que é? De onde vem?

aneis-em-prata-com-pedras-naturais-marcyano-joiasPrata 925. Você tem em mãos uma joia valiosa e duradoura. Conheça sua origem e saiba o caminho que ela faz até chegar a você!

A prata é um elemento químico, com o símbolo Ag (grego: άργυρος arguros, Latin: argentum, ambos da raiz indo-européia. Encontrado através da mineração em forma de pepitas e de grãos, possui cor branca e brilhante. Após um tempo exposto ao ar, sua reação é de escurecer, tornando-se quase preto. Para que possa ser feita uma joia, utiliza-se uma parte de prata e outra de outros metais para o ponto de liga , pois a prata 100% é muito maleável. A partir dessa mistura é classificada como prata 950 ou 925 (prata de lei). Ou seja, 95% de prata pura e 5% de liga, normalmente o cobre.
Para que uma prata seja considerada de lei, ela deve conter 80% de prata pura em sua composição. Essa classificação foi criada a partir de uma lei portuguesa criada no seculo xv e aprovada pelo Rei Dom Afonso II .d_afonso_ii
Durante a história a prata foi usada na produção de adornos, utensílios e como base de muitos sistemas monetários. Em valor comercial, perde apenas para o ouro e sua durabilidade é eterna.
Os países líderes em extração da prata são:  México, Peru, China, Austrália e Chile, mas o grande polo de artesãos joalheiros do mundo está concentrado no oriente, mais especificamente no Oriente Médio, Subcontinente Indiano, Ásia Oriental e África.
O Brasil não fica fora do jogo. É riquíssimo em pedras naturais e diversos minérios.
Hoje em dia, boa parte das joias encontradas por aqui tem origem da Indonésia, Itália, Marrocos, Nepal e Brasil, como uma produção maior no sul do país e Minas Gerais.
Uma curiosidade interessante sobre a extração são estes cristais de prata, que formam interessantes formas  que se assemelham a raízes, árvores e troncos. Muitas destas peças fazem parte de coleções particulares e frequentemente são emprestadas a exposições ao redor do mundo em Museus de Geologia e Mineração.
Saiba mais sobre este assunto clicando nas referências abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s